Avaliação realizada com estudantes entre 8 e 12 anos, tem como objetivo identificar a flexibilidade e recuperação do equilíbrio emocional das crianças no dia-dia, e a capacidade de lidar com emoções hostis como por exemplo a frustração, assim os professores poderão adaptar suas práticas pedagógicas de forma mais efetiva, direcionando recursos e estratégias específicas para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Além disso, a criação de estatísticas fornecerá subsídios valiosos para embasar políticas públicas de saúde mental e bem-estar nas escolas municipais, permitindo uma tomada de decisão embasada em dados concretos. Como resultado, espera-se um ambiente escolar mais saudável, acolhedor e propício ao crescimento e desenvolvimento integral das crianças.
Ao identificar indicadores de dificuldades emocionais, será possível utilizar estratégias de apoio e intervenção adequadas, visando ao bem-estar e à saúde mental desses indivíduos. Os resultados esperados incluem um maior cuidado emocional dos professores e gestores, a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e a promoção de práticas de autocuidado. Além disso, a avaliação irá gerar a melhoria do clima organizacional, aumentando a satisfação e a eficácia do trabalho realizado pelos profissionais da rede municipal.
Nossos treinamentos oferecem uma abordagem prática e lúdica para capacitar educadores a reconhecer e lidar com transtornos como ansiedade, depressão, TEA, TDAH e outros. Conhecer e cuidar da saúde mental é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem saudável. Transformamos conceitos em experiências, usando dinâmicas de grupo e jogos que tornam o aprendizado interativo e prazeroso. Educadores capacitados criam ambientes acolhedores onde alunos se sentem à vontade para expressar suas emoções, promovendo um clima escolar positivo e inclusivo.
Material didático e paradidático que prepara professores para aplicar o programa Educando Sabiamente, incluindo cadernos de exercícios, livros, histórias e jogos interativos como guias de saúde mental para alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal. Esses materiais informam e orientam sobre saúde mental de forma acessível, promovendo autocuidado, resiliência e habilidades socioemocionais. O objetivo é conscientizar, fomentar o bem-estar e criar um ambiente escolar acolhedor e saudável, conforme as diretrizes
da BNCC.
Educação Inclusiva e Respeito às Diferenças: Sala de aula inclusiva, uma iniciativa dedicada à educação inclusiva de estudantes neurodiversos, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto visa criar espaços dentro das escolas equipados para oferecer suporte especializado, promovendo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes.
A saúde mental dos jovens adolescentes é vital não apenas para eles, mas para professores e a sociedade em geral. Uma mente saudável melhora o desempenho escolar, facilitando a concentração, a assimilação de informações e o enfrentamento de desafios. Além disso, promove habilidades como resiliência, empatia e autoestima, essenciais para o sucesso. Pais e professores devem estar atentos a sinais de transtornos como ansiedade e depressão, que podem impactar o bem-estar e a performance escolar. O reconhecimento precoce e o encaminhamento para profissionais são importantes. Tratamentos como terapia e, em alguns casos, medicação garantem um desenvolvimento saudável. Promover a saúde mental contribui para uma sociedade mais acolhedora e reduz o estigma sobre transtornos mentais.
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL PARA A SOCIEDADE
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